A ESCOLA BAHIANA DE ARTE E DECORAÇÃO-EBADE, com direção de Nagila Andrade há 33 anos, fundada em 1975 é uma escola criada para atender alunos egressos do 2º grau ou em concomitância, que desejam habilitar-se como profissional no curso técnico de Design de Interiores. Sua proposta pedagógica sustenta-se na filosofia de respeito e valorização do homem como ser inteligente, sensível, criativo e participante capaz de reagir criticamente aos estímulos do meio. Tais objetivos são alcançados através de uma metodologia eclética onde são combinados de forma harmônica os fundamentos da teoria Construtivista, em sua versão Sócio Interacionista, e a educação transformadora do grande mestre Paulo Freire.

Nossa meta vai além da mera transmissão de conteúdos científicos, que apesar de fundamentais na formação integral do individuo, não conseguem sozinhos cumprir tão complexa missão. Informar é necessário, constitui-se na instrumentalização técnico-científica do aluno. Mas nem só de intelecto vive o ser humano. Os sentimentos e movimentos também precisam ser lembrados. Dessa forma nossos planos e programas estão elaborados a fim de que abranjam conceitos, atitudes e procedimentos, numa busca interminável de desvendar a divina criação: O HOMEM.

Hoje com sede própria a Ebade esta localizada no Caminho das Árvores em uma casa ampla oferecendo conforto e segurança para seus alunos.  As salas de aula são climatizadas, com mesas de desenho profissional e todo equipamento necessário para estimular o aprendizado. Oferecemos ainda uma área comum coberta para lanche e integração dos alunos.

EBADE em todos os seus módulos aplica seu próprio método pedagógico. Obviamente, não tem a pretensão de ser inteiramente original, pois adota muitos princípios de vários métodos e conceitos de aprendizagem consagrados como Piaget e Montessori, prevalecendo a linha Construtivista/Sócio-Interacionista, como proposta didática. Esses métodos e conceitos lhes dão respaldo técnico norteando a dosagem de conteúdos, forma de indução, técnicas para construção do aprendizado, não impedindo que a EBADE tenha um posicionamento com propósitos educacionais bem definidos e com características próprias.

Dentro desse espírito, os alunos são encaminhados para o habito do estudo diário, priorizando o desenvolvimento de projetos de produtos, serviços, de ambientes internos e externos, de maneira criativa e inovadora, otimizando os aspectos estéticos, formal e funcional, adequando-os aos apelos mercadológicos e às necessidades dos usuários. O desenvolvimento de projetos implica na criação (pesquisa de linguagem, estilos, ergonomia, materiais, processos e meios de representação visual); no planejamento (identificação da viabilidade técnica, econômica funcional, com definição de especificidade e características) na execução (confecção de desenhos, layouts, maquetes e protótipos, gestão da produção e implantação do projeto). Enfim, induzir o aluno a descobrir-se, conhecendo os seus limites e ampliá-los, conhecer valores, corrigir defeitos, estar preparado para assumir, em futuro próximo o seu espaço no mercado de trabalho.

Nossa missão educacional e desafio constante é educar indivíduos contribuindo na formação de seres críticos e capazes de construir um mundo mais justo e fraterno. A seguir, enumeraremos nossas intenções educativas, razões primordiais de nosso trabalho.

Nosso corpo docente é compostos por Arquitetos, Artistas Plásticos, Designer de Interiores e Administradores e é responsável por disciplinas nos cursos de graduação em Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, além de atuar junto aos Cursos de Pós-Graduação em Artes.


Adriana Lorenzo

Conforto I

Alan Quintella
Projeto Contemporâneo

Aline Hiltner
Projeto e Detalhamento de Móveis 
 

Bianca Feitosa

Conforto II
 

Cazé (Claudio José Costa)

Projeto Final

Daniela Campelo
Planejamento I

Ellen Fagundes
Psicologia 

Gabriel Magalhães
Planejamento II

Isabela Conrado
Paisagismo - Teoria


Joaquim Rodrigo Dourado
História do Mobiliário 
 

Daniel Gualberto
Prática Profissional


Manuela Gomes
Detalhamento e Layout

Manuela Nogueira
Ergonomia

 

Marcelo Mello
Técnicas Construtivas (Matutino
e Noturno) Gerenciamento e acompanhamento
de Obras (Curso Livre)

Nágila Andrade
Planejamento I
 

Nívea Lins
Projeto e Detalhamento de
Móveis

Paula Conrado
Paisagismo - Prática 

Paula Eça
Percepção Visual

Ricardo Lessa
Desenho Arquitetônico I e II 

Rodrigo Dourado
História da Arte

Silvia Torres
Empreendedorismo e Planejando
Consultórios Odontológicos (Curso Livre)

Ursula Almeida
Desenho Arquitetônico II
 

Vera Sehbe
Estágio

 
Luis Claudio Motta
Tecnicas de apresentação e representação
 
   



 

Carregando...