O Curso Técnico em Designer de Interiores, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação através do CEE 037/2001, tem duração de dois anos. É grande a ênfase na parte prática, com atividades a mão livre e o uso de recursos da informática. Boa parte da carga horária é dedicada ao desenvolvimento de projetos, com aulas de perspectiva e desenho artístico e arquitetônico assim como de técnicas de instalação e iluminação. É reconhecido pela ABD, Associação Brasileira de Designer de Interiores, fazendo assim o reconhecimento automático dos seus alunos formados pela instituição.

Perfil Profissional

Desde a aprovação, em 9 de março de 2007, pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público do Senado Federal, do Projeto de Lei 5712/01, que regulamenta o exercício da profissão, a atividade ganhou importância nos últimos anos com a expressiva expansão do mercado, agora é reconhecida por lei federal. Os designers de interiores são profissionais aptos a traduzir as necessidades do seu cliente, buscando implementar e organizar espaços valorizando o ambiente construído e utilizando racionalmente os recursos disponíveis. O profissional harmoniza em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, personalidade, gosto e disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo ou pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração ou ainda como consultor em lojas de móveis. 

O Mercado
O mercado está aquecido para os designers de interiores e promete estabilidade nos próximos anos. A alta se deve principalmente aos lançamentos imobiliários nas capitais brasileiras. Com isso, a área comercial de mobiliários, materiais de revestimento e decoração acaba sendo impulsionada e abrindo oportunidades de trabalho. Segundo a Associação Brasileira de Designers de Interiores. Também as empresas estão modernizando suas instalações e contratando os serviços dos designers; um fator que contribui muito para esse aumento, é a estabilização da economia. Contratar um Decorador é hoje uma necessidade tanto no setor empresarial quanto no setor residencial. Observamos uma busca por ambientes mais harmônicos e adequadamente adaptados aos fins a que se destinam. 

Carga Horária
1100hs

Grade Curricular

Clique aqui e conheça a grade curricular do primeiro semestre.
Clique aqui e conheça a grade curricular do segundo semestre.
Clique aqui e conheça a grade curricular do terceiro semestre.
Clique aqui e conheça a grade curricular do quarto semestre.
 

Carregando...